Logo do evento SEO Summit 2021

SEO Summit 2021: Avaliação do Evento

Olá pessoal de SEO! Na quinta-feira 27 de maio, aconteceu a 1ª edição do SEO Summit, evento da agência Conversion. Confira resumo e lançamento de novos produtos na Loja SEO News!

Em 27 de maio de 2021, a agência Conversion realizou o evento gratuito SEO Summit, em sua primeira edição, com palestras e painéis sobre SEO com diversos profissionais que atuam com otimização de sites, no Brasil e no exterior.

Todo o evento foi apresentado por Marc Tawil, LinkedIn Top Voices e TEDxSpeaker, e Diego Ivo, CEO da agência Conversion.

Palestras SEO Summit 2021

Data Driven PR: estratégia de link building usando assessoria de imprensa orientada a dados – o evento foi aberto com palestra de Diego Ivo sobre estratégia de conquista de links com apoio de Assessoria de Imprensa, mencionando exemplo de um artigo da Conversion sobre Clubhouse que foi publicado no portal Exame.

Impactos de Core Web Vitals no conteúdoRafael Rez iniciou sua palestra sobre Core Web Vitals e, sem seguida, compartilhou dicas sobre produção de conteúdo considerando a jornada do usuário e, principalmente, a importância de colocar o cliente sempre no centro do negócio.

Rez também deu dicas de ferramentas e como utilizar o próprio Google Search Console para ter ideias de novos conteúdos que respondem as buscas dos usuários, principalmente buscas cauda longa que começam com termos “como, porque, o que é“.

Content Pruning: a técnica que usamos na RD para sair do platô e crescer 70% organicamenteEwerton Silva, Head de SEO da RD Station, expôs o caso de sucesso da RD Station de crescimento em SEO através da revisão e ajuste de conteúdos antigos.

Segundo Ewerton, em 2019, a RD Station estabilizou em tráfego SEO. A palestra focou em como contornaram a situação crescendo 70% o tráfego orgânico em 2020 (e continuando a crescer em 2021) através de Content Pruning.

SEO como parte Integral de Estratégias Globais de MarketingFelipe Bazon, CEO da agência Hedgehog, compartilhou um pouco sobre sua experiência em como expor a importância do SEO para clientes, C-Level, Gerentes e Diretores de Marketing sem entrar em “tecniquês”, mas mostrando valor agregado do SEO para a empresa.

SEO Holístico – uma forma de pensar SEO e otimizar todos os aspectos de um site – painel no estilo debate com 3 grandes profissionais de SEO: Amanda Noronha, Pedro Dias e Rosana Amaral. A discussão foi sobre pensar de forma holística em SEO, os fundamentos, pilares, por onde começar, o que SEO resolve e o que não resolve, sobre estratégia e muito mais.

Durante a conversa, Pedro Dias mencionou uam frase que marcou os participantes do evento: “É melhor ser preferido do que indexado“, afinal, não adianta estar indexado se sua marca não é preferida (e nem buscada) pelas pessoas. A frase ganhou estampa na Loja de SEO News em camisetas, caneca e ecobag (loja desativada em 2023).

A gravação do painel SEO Holístico do evento SEO Summit 2021 está disponível no canal SEO de Pijama, confira:

Análise Competitiva: como analisar o mercado, implementar melhores práticas e vencer competidores – abrindo o evento no período da tarde, Erich Casagrande da SEM Rush mostrou como aproveitar melhor a SEM Rush para suas estratégias de SEO.

Construindo times de SEOMario Melo palestrou sobre a importância dos times de SEO, estrutura dos times de SEO, como contratar, liderar e desenvolver suas equipes, seja em uma in-house ou em uma agência.

Frase que marcou a comunidade de SEO foi “SEO não é EUquipe“, que ganhou estampa na Loja SEO News em camisetas, caneca e ecobag (loja desativada em 2023).

Confira a palestra de Mario Melo no SEO Summit 2021 no canal do YouTube SEO de Pijama:

SEO on SERP – A Evolução do trabalho de SEOLucas Maranho, da liveSEO, contou sobre a importância de voltar os olhos para a SERP e ver como o Google se comporta referente à intenção do usuário e a necessidade de interação diretamente na página do Google.

SEO para Grandes E-commercesRichard Fenning, gerente de SEO na B2W, apresentou como desenvolver estratégias para grandes sites e grandes marcas, como irecionar o tráfego através do funil de vendas e transformar estranhos em clientes que depois defendem a marca.

Page Experience e Core Web VitalsJohn Martin explorou o tema do novo update do Google, Core Web Vitals, mencionando as novas métricas de experiência do usuário propostas pelo Google que, a partir de junho de 2021, serão os novos fatores de ranqueamento na Experiência de Página.

SEO Híbrido: como ter times internos, consultores e agências trabalhando juntos – painel com Aline Rossi, Bruno Peccerini, Cléo Silva e Samantha Araújo sobre operações de SEO híbridas, que têm times internos, agências e consultores trabalhando juntos para conquistar resultados excepcionais.

Se você não conseguiu assistir este painel, a gravação da conversa sobre SEO Híbrido está disponível no canal do YouTube SEO de Pijama:

Produtos SEO Summit 2021

Ao final do evento, Diego Ivo realizou sorteio de 2 camisetas do evento SEO Summit 2021 em concurso realizado através do Instagram da agência Conversion.