Natascha Hun segurando microfone em palestra sobre equipes ágeis com algumas pessoas assistindo sentadas em cadeiras

Equipes ágeis, Scrum e os papéis Product Owner e Product Manager

Conforme compartilhei na postagem anterior (SEO além do Marketing: SEO na estratégia do produto), tenho atuado na área de Produtos Digitais e este artigo é o primeiro do Blog com foco em produtos e metodologias ágeis, conteúdo apresentado na Semana de Tecnologia da Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, nos dias 03 e 04 de outubro de 2022.

Recebi convite para palestrar para os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e fiquei muito feliz em voltar muitos anos depois onde me formei no mesmo curso. O tema não poderia ser outro que não produtos digitais e Scrum, conteúdo a seguir.

Metodologias de Desenvolvimento

Metodologia Cascata

Quando estudei Processamento de Dados na Fatec, no início dos anos 2000, aprendi o desenvolvimento waterfall, com as características:

  • Papel do Analista de Sistemas ou Analista de Requisitos
  • Identificação de todas as necessidades do cliente (stakeholder) para meses ou anos de desenvolvimento
  • Cliente só verá entrega muito tempo depois, quando suas necessidades já mudaram

Metodologia Ágil

Ao contrário da metodologia cascata, o desenvolvimento ágil possui foco em entregas constantes. Há algumas metodologias disponíveis, sendo Scrum a que utilizo no dia a dia e, por isso, abordada na palestra.

  • Product Owner
  • Entregas fatiadas e incrementais
  • Entregas menores = corrigir rota
  • Evolução constante
  • Priorização revisada constantemente
Foto de Natascha Hun com microfone e slide sobre Metodologia Ágil

Alguns termos do dia a dia de “produteiros” e da equipe ágil

  • Buyer Persona
  • Product Design, Product Discovery
  • Roadmap, Backlog
  • Sprint, User Stories, Definition of Done
  • Planning Poker, Story Points
  • Refinement, Planning, Review, Retrospective
  • Product Owner, Product Manager
  • GPM (Group Product Manager)
  • entre diversas outras

Buyer Persona

Construída através de pesquisas, entrevistas com usuários e análise de dados de atuais clientes, a(s) persona(s) indicam para quem devemos ter em mente ao desenvolver uma nova funcionalidade: é a representação do cliente final (que pode ser tanto cliente externo quanto alguma área interna da empresa).

Exemplo de buyer persona com uma mulher
Fonte: pt.venngage.com

Product Discovery

Antes de desenvolver algo… que tal (in)validar a hipótese? Durante esse processo, você pode descobrir que a ideia proposta não resolve a dor do seu cliente: hipótese descartada, desenvolvimento (tempo, custo) poupado.

Ou ainda, você pode descobrir que a demanda é muito maior e precisará ser fatiada em várias sprints ou dividida com outras squads.

Fases de Product Discovery
Fonte: www.netsolutions.com

Scrum: papéis e cerimônias

Processo e cerimônias Scrum
Fonte: documentos.sistemas.ro.gov.br

User Stories

A forma como Product Owner começa a descrever a necessidade (que pode ser ou não a partir de uma hipótese validada em um Discovery) ao time de desenvolvedores é por estória do usuário composta por Eu … Quero … Para…. ou algo semelhante (Como… Gostaria…. Tal que…). Exemplo:

Exemplo de user story do Scrum

Planning Poker

Qual esforço para desenvolver? Quantas atividades a sprint suporta? Os desenvolvedores podem pontuar o quanto estimam de esforço que cada tarefa pode levar e discutem alternativas em caso de maiores divergências entre as pontuações do time.

A média indica se há necessidade de criar um épico e fatiar a demanda em várias entregas de valor incrementais. Há diversas ferramentas gratuitas para definir story points, exemplo: PlanIt Poker.

Área de Produtos Digitais

Texto Foco no PROBLEMA, não na solução

Priorização de Backlog

Ao realizar uma busca no Google, você encontrará diversos frameworks para ajudar na definição de prioridade. Algumas sugestões:

  • Qual entrega de valor ao negócio (retorno financeiro, redução de problemas) vs. esforço?
  • Quick Wins: há algo de baixo esforço e rápido de fazer capaz de trazer resultado?
  • OKR (objetivos e resultados-chave): estamos na mesma direção da estratégia da empresa?
  • GUT: Gravidade, Urgência e Tendência
  • Há alguma alternativa paliativa até que seja desenvolvida a demanda?
  • Há algum evento/data próxima? Ex: Black Friday, adequação a alguma lei próxima de entrar em vigor

Product Owner & Product Manager

Product Owner é um dos papéis descritos no Scrum, enquanto Product Manager é um papel inserido dentro da área de Produtos Digitais. Há quem afirme não ser necessário PO e PM na equipe, mas pela minha experiência, dependendo do produto digital e clientes (internos e externos), ter ambos papéis atuando ajuda a manter atenção no tático e nas questões estratégicas. Atenção: é uma opinião própria e cada pessoa pode ter uma visão diferente conforme diversas variáveis, como tipo de produto, maturidade do time, cultura ágil da empresa, etc.

Xícara em desennho com coração e texto que trabalho de PO é alinhamento de expectativas

Product Owner (PO)

  • “Dono do produto”
  • Prioriza backlog equilibrando entrega de valor / bug / refatoração
  • Escreve as user stories
  • Homologa UAT (teste de aceitação)
  • Nível mais tático e próximo do time de engenharia (desenvolvedores), também chamado de downstream
  • NÃO é lider do time dev

Confira também certificação para Product Owner: Diferenças entre CSPO® e PSPO™ e como renovar a certificação CSPO®.

Product Manager (PM)

  • “Gerente do produto” não significa cargo gerencial
  • Define roadmap
  • Nível mais estratégico e próximo dos stakeholders, também chamado de upstream
  • NÃO é líder do time dev

Seja Product Owner ou Product Manager, ambos têm que ter…:

Texto azul sobre entrega de qualidade e Data Driven

Menos achismos, mais dados

Desenvolvimento de uma nova funcionalidade e correção de um bug não devem ser priorizados na base do achismo. Os dados do produto, coletados através de uso pelo cliente, métricas, KPI (Key Performance Indicator), NPS registrados e monitorados, ou ainda testes A/B, são extremamente valiosos para direcionar o quão crítico é um bug ou o quanto de retorno uma nova funcionalidade pode trazer ao negócio.

Além disso, não se esqueça da estratégia da empresa, para onde queremos ir e qual objetivo devemos alcançar.

HIPPO - texto sobre opinião da pessoa mais bem paga da empresa
Fonte: web.facebook.com/metricasboss

Mercado de trabalho: oportunidades de emprego em Produtos Digitais

Para quem está iniciando, há uma vaga de entrada chamada APM: Associate Product Manager. Função como Analista de Negócio também possui proximidade com área de Produtos e pode facilitar a atuação na área.

Mas o fato é que o mercado está aquecido em vagas de trabalho para Produtos Digitais, visível pela quantidade de vagas exibidas ao se buscar por “Product Manager” no Linkedin, com a vantagem de opções para trabalho remoto, ampliando a chance de atuação em grandes empresas por profissionais que estão fora dos grandes centros urbanos.

Em consulta no dia 03 de outubro por “product manager” no Linkedin, foram 1.285 resultados de vagas nível Brasil.

Como saber mais sobre Produtos Digitais?

Alguns exemplos de conteúdos sobre a área de produtos em português.

Instagram:

Podcast:

Livros:

Cursos:

Eventos:

Conclusão

Quem quiser conversar mais sobre a área de Produtos Digitais, Scrum, UX, SEO estou à disposição! Basta me adicionar no Linkedin e/ou entrar em contato comigo.